Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Arqueólogos encontram portão de 5.500 anos, o mais antigo em Israel
25/08/2023 19:03 em Novidades

A arqueologia é uma ciência que estuda o passado a partir dos registros históricos, muitos dos quais deixados pelas antigas gerações na forma de construções que resistem ao tempo, como um portão de 5.500 anos encontrado em Israel, segundo arqueólogos.


ANÚNCIO

O artefato de milhares de anos foi encontrado durante escavações realizadas perto de Kiryat Gat, no sul do país. No local, uma companhia estava fazendo a instalação de dutos de água para uma fábrica da Intel.

Segundo os arqueólogos, o portão faz parte de um sistema de fortificação que foi descoberto em Tel Erani. O local já vinha sendo alvo de pesquisas, mas só agora esse tipo de artefato, com essa idade, foi encontrado.

Segundo os arqueólogos, o portão faz parte da antiga Idade do Bronze, e revela o nível de construção daquele período, apontando para a organização da civilização israelita, conforme os registros da Bíblia sagrada.


ANÚNCIO

Urbanização na Idade do Bronze

O portão encontrado pelos arqueólogos é fortificado nas laterais por duas torres de pedra, com fileiras de tijolos de barro entre elas, e fica conectado à entrada de uma antiga cidade.

Sobre a descoberta, a diretora da escavação em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel, Emily Bischoff, explicou que um nível de construção desse tipo, naquela época, demonstra o grau de organização social do povo israelita, segundo informações do jornal Jerusalem Post.

“Para construir o portão e as paredes de fortificação, pedras tiveram que ser trazidas de longe, tijolos de barro tiveram que ser fabricados e as paredes de fortificação tiveram que ser construídas. Isso não foi alcançado por um ou poucos indivíduos”, diz a diretora. “O sistema de fortificação é evidência de organização social que representa o início da urbanização”.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!